domingo, 14 de dezembro de 2008

A que vem


Durante anos alimentei o sonho de fundar uma Casa de Estudos Transdisciplinares, onde o conhecimento fosse semeado com ética e transparência, mas principalmente sem dogmatismos ou preconceitos de qualquer espécie, um plantio cuja colheita dependeria da livre consciência e do livre pensar de cada um. Seu nome seria Elêusis*, simbolizando a sacralização dessa semeadura cultural.

As vicissitudes do cotidiano se encarregaram de me levar por outros caminhos e o sonho ficou decantando para aflorar novamente agora, ancorado numa nova realidade: a Internet. Meu blog se oferece como a Casa cujas portas se abrem ao diálogo sobre temas cujo aprofundamento possa trazer maior sentido e dignidade à experiência humana.

Acheguem-se e fiquem à vontade. A casa é sua.


*Antiga cidade grega, próxima a Atenas, Elêusis, com o significado de O Lugar da Feliz Chegada, tornou-se célebre em virtude dos rituais secretos – Os Mistérios eleusinos - ali realizados em honra a Demeter, deusa-mãe a quem se atribuía a proteção da agricultura e da fertilidade, numa celebração dos ciclos da vida, nos quais se incluem a própria morte e o renascimento.

Nenhum comentário: