quinta-feira, 30 de abril de 2009

UTI e a Síndrome de Estocolmo

Esta manhã, acordei com a sensação de que havia voltado do hospital com a “Síndrome de Estocolmo” e fiquei intrigada. Para quem não lembra, a síndrome está relacionada, entre outros “sintomas”, às tentativas de a vítima superestimar, em geral como mecanismo de defesa e devido ao estresse físico e emocional a que está submetida, os eventuais gestos de gentileza de seus sequestradores.
Até agora, jamais havia pensado numa UTI como uma espécie de “cativeiro”, em que o paciente dá entrada, até certo ponto por moto próprio, e se torna refém de um grupo organizado, devendo se submeter às ordens emanadas por todos os membros da equipe.
Tendo passado, há poucos dias, pela experiência da “terapia intensiva” – sempre um tanto traumática –, e entusiasmada pela rápida recuperação e pelo carinho recebido de alguns dos profissionais que me atenderam, meu primeiro impulso foi postar um depoimento no blog, retratando o mais fielmente possível a epopéia médico-hospitalar vivida.
Hoje, ainda sob impressão matutina e já passados cinco dias da “Alta Médica”, voltei a pensar no assunto com mais ponderação, como, aliás, sempre faço após a ocorrência de fatos marcantes nos quais tenha estado envolvida. Essa postura de observadora, me isenta de distorções emocionais, eis que despida, neste caso, não mais das roupas (que me foram “confiscadas” à entrada da UTI), mas da excitação que caracteriza o comportamento de alguém recém saído de situações dolorosas.
Após refletir durante todo o dia sobre o assunto e movida também pelos comentários de leitores e amigos, inclusive da área médica, percebo que a questão é muito mais complexa. O fato é que minhas preocupações, como sempre, transcendem essa situação específica, conforme declarei em resposta a um comentário deixado no blog, na matéria intitulada “Epopéia médico-hospitalar”.
Por ora, remeto-os à matéria citada. Voltarei ao assunto.

2 comentários:

Anônimo disse...

o poeta sebastião uchoa leite escreveu vários poemas sobre a uti , fico feliz que vc esteja bem

um abraço

diniz

Suzete Carvalho disse...

Olá, Diniz, eu estou bem, obrigada.
Não conheço as poesias de Sebatião Uchoa Leite, mas vou pesquisar. A propósito, será que o sarau vai acontecer? Seria bom que soubéssemos com bastante antecipação, pois tenho vários compromissos nas próximas semanas.
Abraço e traga sempre seus conhecimentos aos meus leitores.