sexta-feira, 8 de maio de 2009

BEM ADMINISTRAR

O conceito de Administração varia no tempo e no espaço já que está indissoluvelmente ligado à ideologia que perpassa a política num determinado local, numa determinada época. Mas a verdadeira Administração é algo mais complexo do que deter o poder a qualquer custo e investir aleatoriamente em bens nababescos, “para inglês ver”, como se fazia, por exemplo, à época da ditadura.
“Administrar é construir estradas” repetia a inteligência centralizadora daqueles anos obscuros. Belém-Brasília, Transamazônica e tantos outros ‘elefantes brancos’ hoje aí estão, abandonados, a demonstrar também dessa forma o equívoco das decisões totalitárias e o descaso para com o patrimônio público.
Uma Administração pautada no autoritarismo e na manipulação não se sustenta por tempo muito longo, pois o inconformismo e se alastra paulatinamente até abraçar suas fundações. Assim, administrar bem requer acima de tudo consideração para com os administrados, ou seja, administrar é gerir bens e investir no humano, e não o contrário, como ainda pensam os autocratas de plantão.
Um dos termômetros de uma boa administração voltada ao associativismo é o bom relacionamento social entre seus membros, a freqüência maciça dos associados nas várias atividades, enfim, a possibilidade de participação efetiva dos sócios mantenedores e seus dependentes de todas as idades e de ambos os sexos, nas várias áreas de atendimento colocadas ao seu alcance.
Não há falar em boa administração sem respeito aos princípios éticos e democráticos, que se fundamentam também na autonomia dos poderes, nas eleições e investimentos transparentes e no respeito humano. Respeito que se traduz na igualdade de tratamento e oportunidade dispensada a todos, independente de sexo, raça e posição social de que desfrutem.
“Administrar bem”, portanto, não significa apenas administrar “bens” como pensam os desavisados. Significa acima de tudo, isto sim, construir possibilidades de desenvolvimento sustentado, de participação criativa e de relacionamentos inclusivos.

Nenhum comentário: