sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

NÓS PODEMOS

A expressão símbolo “We can” da campanha de Barak Obama para a Presidência da nação mais rica do planeta, parece realmente ter ou conferir poder. Não por acaso, tem sido adotada por algumas personalidades cujo trabalho, de alguma forma, está em evidência.

O uso de jargões célebres é uma tática bastante justificável, a meu ver, quando visa a qualificação da vida das pessoas em geral ou de grupos “ditos” minoritários – como idos@s, afrodescentes, servidor@s públic@s, etc. -, embora eu seja, em princípio, avessa a bordões e ditados populares que geralmente são eivados de preconceitos ou concepções retrógradas.

Assim é que, ontem, tive o prazer de ouvir o discurso de agradecimento pronunciado pela Dra. Thaís Helena Costa aos e às associadas que a reelegeram com expressiva votação, para compor o Conselho Deliberativo da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) - a maior entidade de classe das Américas, com mais de 230.000 sóci@s -, de cuja Mesa Diretora ocupa atualmente o cargo de vice-presidente.

Seu tema de fundo foi, exatamente, a ideia do “nós podemos”, voltada à promoção da classe d@s servidor@s públic@s, no sentido de transcender (ainda mais) as usuais ofertas de lazer próprias das entidades associativas, oferecendo-lhes maior acesso à educação e cultura em geral e mais amplas possibilidades de qualificação profissional, a par da defesa de suas reivindicações funcionais.

Mais votada entre tod@s @s candidat@s ao cargo de conselheir@, o fato é que Dra. Thaís foi seguida de perto por várias outras mulheres lutadoras, em geral advogadas ou professoras, que merecem referência (e reverência) e que, para não alongar a crônica, citarei apenas pelos prenomes: Magaly, Regina, Vera Lúcia, Elza, Edna, Márcia e Ester.

Esperamos que seus esforços, somados aos das (proporcionalmente poucas ainda) demais mulheres que já integram o Conselho, por trazer maior equanimidade às decisões, revertam em benefício de tod@s. De parabéns o Conselho, a Associação e @s Servidor@s Públic@s do Estado.

Coerente com o título escolhido para a crônica, resta-me ainda deixar registrado também o fato prazeroso que vivenciei na véspera (dia 16), ao conhecer Dª Neuza, a vovó blogueira de 79 anos de idade, cujo mote é “se eu posso, outras pessoas também podem”. Sua disposição, conhecimentos e o trabalho que desenvolve em prol da cultura, nos fazem repensar nossa postura acomodada. Parabéns, Neuza, se você pode, nós podemos.




4 comentários:

Anônimo disse...

Dona Suzete, vc me passa o login e a senha do blog, eu arrumo o contador, só tem um problema, não sei se conseguirei recuperar a quantidade de visitas, mas podemos tentar..

Abração..

Suzete Carvalho disse...

Obrigada, Guilherme, passarei os dados, torcendo para que vc consiga recuperar o nº de visitantes.
Abração tb.

Eugênia Pickina disse...

Querida Suzete, sim, como você, tenho medo de jargões e "frases de efeito". No entanto, a expressão "nós podemos", quando dirigida àos que sofrem, aos que vivem à margem da "gordura de muitos", é válida... Adorei o texto, me emocionei com a homenagem justa a essas pessoas que fazem... em prol do coletivo e da bem-aventurança na Terra... Bjs. Adoro você. Eugênia.

Suzete Carvalho disse...

Olá, Eugênia
Estendo a homenagem a outras tantas mulheres maravilhosas que Providência colocou em meu caminho. Uma delas é você.
Abraço carinhoso.