quinta-feira, 25 de março de 2010

Princesa da Orla III

Minha/nossa linda Guarujá, aqui estou eu a seus pés uma vez mais e, como sempre, sua beleza me inspira, mesmo nos momentos em que, como agora, o sol está a brincar de esconde-esconde, por entre nuvens carrancudas. Nesse re-encanto inspirador da brincadeira cósmica, postei, já em 05/09/2009, o poema “Marcas Fugazes”, que, embora não o tenha revelado no tempo devido (mea culpa), foi escrito em tua homenagem.

O fato é que, nos últimos, digamos...55 anos(!) me permito voltar a brincar de poetiza de tempos em tempos e, agora, tenho a feliz oportunidade de participar do projeto “Duplo Olhar – Micropoemas em Macrofotografias”, em parceria com a fotógrafa e artista plástica Cristina Domingos, munícipe de Santos, cujo site pode ser acessado (como informei na postagem anterior) em link deste blog.

Alguns dos micropoemas foram criados especialmente para a Mostra que faremos em junho; outros foram extraídos de m/escritos poéticos ou em prosa, antigos ou mais recentes, como o poema acima citado, concebido em um passeio pelo calçadão de Pitangueiras numa tarde carregada de nuvens e nostalgia. As marcas fugazes deixadas na areia, à mercê do “des-com-passo” das ondas, entre outras tantas jóias metafóricas que a natureza nos oferece, são instrumentos sincronísticos que se oferecem para transporte da alma a paragens transcendentais.

Paragens habitadas por musas e por moiras, a traçar destinos, encontros e desencontros nos quais a arte emerge como força mediadora... E lá ia eu mergulhando nos mares mitológicos, quando sou trazida à realidade por uma voz arquetípica: meu alter (ou super?) ego – Dª Nena, minha super-conselheira: - “Você começou com uma ode ao sol das três horas da tarde e vai encerrar sob a luz do luar da meia-noite. Isso é o que acontece com quem quer fazer tudo ao mesmo tempo”.

Tento brincar, já que o lúdico é o mote da postagem: - “É que eu sou polivalente”. – “Nem tanto, pois você veio ao Guarujá exatamente pra fugir do estresse. Porque não dá um tempo a si própria? Trate de ir dormir, pra amanhã cedo poder aproveitar a beleza da praia, pés na areia e...” – “Era exatamente sobre isso que eu estava escrevendo. Imagine que...” – “É isso, seu problema é excesso de imaginação. Boa noite”.

Boa noite, Dª Nena; boa noite minha/nossa linda Guarujá, que agora vou me entregar aos braços de Morfeu, o deus m i t o l ó g i c o do............zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.

2 comentários:

Eugênia Pickina disse...

Oi Suzete... "Para fugir do estresse" e cair nos braços de Morfeu, filho de Hipnos com a deusa Nix (Noite), "aquele que dá forma", cuida para que a pessoa durma e lhe traz os sonhos, condição para que a vida siga seu curso saudável... Então, minha amiga, descanse e se permita abastecer-se da "linda Guarujá". Obrigada pelo texto! Bjs e... bom dia (rsrs). Eugênia.

Suzete Carvalho disse...

Olá, Eugênia
Obrigada digo eu pelo comentário enriquecedor, aliás, uma das características de seus posts, ao lado da generosidade com que os vê e do tom carinhoso que lhes imprime.
E como já tive oportunidade de dizer: "Obrigada porque você existe".
Cuide-se muito.
Bjos.