quarta-feira, 11 de agosto de 2010

AJUSTES

Tendo conseguido (assim espero) debelar uma inflamação dentária que me atormentou durante meses, minha amiga Cristina Domingos, odontologista competente e dedicada, tentou me tranquilizar enquanto procedia aos ajustes necessários a uma incrustação provisória: - “Só mais um pouco de paciência, Suzi, pois se as arestas não forem bem aparadas, podem causar sofrimentos desnecessários”.

Boca aberta (pela contingência) e, alerta a desafios intelectuais, intuí na frase uma potencialidade filosófica e, aproveitando o silêncio forçado, passei “filosofar com meus botões” a respeito da delicada questão dos “(des)ajustes”. Dª Nena, minha sábia conselheira, prevendo minhas infindáveis “viagens” especulativas, tenta definir o ponto primordial: - “Se pretende escrever algo a respeito, melhor centrar-se no objeto mais recorrente entre suas preocupações”.

Abro os olhos e deparo com o sorriso largo de Cristina: “Pronto, querida, acho que consegui aparar todas as rebarbas. Se nem isso der certo, talvez tenhamos que extrair essa raiz”. Ao chegar em casa, ligo o computador para anotar o “mote” para esta crônica. Ao abrir a caixa de correspondência, “dou de cara” com a mensagem postada em letras vermelhas, como que a me alertar a não esquecer do tema: “Relacionamentos precisam de ajustes”, que Cristina acabara de encaminhar.

Eureca! Esse é o cerne da questão. Relacionamentos precisam de ajustes delicados, pois se não forem aparadas as rebarbas sempre tão aguçadas dos egos que se interconectam, as sequelas do(s) desajuste(s) poderão tornar-se tão graves que a única solução será a extirpação de suas raízes, vale dizer, o afastamento definitivo entre os atores em desequilíbrio na grande tragicomédia que, tantas vezes, permeia a convivência em todos os âmbitos da vida social.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Querida Suzi
Pois é minha amiga, me lembro deste dia, dos ajustes que falávamos.....super necessários!!!!
Adorei!!!Obrigada por fazer parte da minha vida, querida poetisa e parceira da Exposição.
Muita Inspiração Sempre!!!!
Beijo no seu Coração
Cristina Domingos

Suzete Carvalho disse...

Olá, Cris, seja bem-vinda. Quem agradece sou eu. Estava exatamente terminando os "ajustes" para viabilizar para a próxima semana nossa Exposição "Duplo Olhar - Micropoemas em Macrofotografias".
Parabéns por suas novas criações que, como sempre, são belíssimas. Aproveito para lembrar a tod@s que seu site está linkado aqui no blog.
Bjos. Namastê.