domingo, 30 de janeiro de 2011

PRECONCEITO - I

Domingo pela manhã, sou “arrancada” de um trabalho delicado, que exigia concentração, por um telefonema de alguém que se dizia pesquisadora da Data-Folha: “Bom Dia!!!! Tudo bem com a senhora? Nós estamos fazendo uma pesquisa sobre telefonia móvel. Será que a senhora disporia de uns minutos para responder a algumas perguntas?” Embora atarefadíssima, me disponho a colaborar: “Em princípio, posso.” – "Qual é o seu nome? Não precisa dizer o sobrenome. A senhora tem telefone móvel? Só a senhora que usa? Qual é a sua idade? Ah, me desculpe, sinto muito, mas não posso continuar a pesquisa. É que eles limitam a idade, sabe....................”.

7 comentários:

Anônimo disse...

Minha querida
Eu daria uma de Rita Lee..."peraí que vou chamar minha neta"...com outra voz colocaria sim a opinião neste sobre chip maluco que é a telefonia móvel..
Bjos
Maristela Ajalla

Suzete Carvalho disse...

Olá, querida, seja bem-vinda. Já estava sentindo saudade de seus comentários sempre interessantes.
Sobre o "causo", acho que deveria ser trocado o chip de algumas cabeças que se acreditam no direito de invadir a privacidade das pessoas e descartá-las ao sabor de seus interesses.
Aliás, acho que há uma infinidade de chips malucos por aí..., não só no campo da telefonia móvel.
Volte sempre, sim?
Bjo. Namastê.

Febo Vitoriano disse...

Não vejo preconceito. Depende. Se for um recorte, uma faixa etária para a pesquisa não vejo problemas.

Convido-vos somente para ler meu humilde artigo que trata do assunto

http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/3527506

Suzete Carvalho disse...

Olá, Febo (ou Rommel?) Desculpe, fiquei confusa porque a página que você indica está assinada por Rommel Werneck e fala sobre trabalho...
Sobre esta m/postagem sob o título Preconceito, devo dizer que não haveria problema (ou haveria porque fui incomodada logo cedo)se fosse um "recorte" como você diz e a abordagem tivesse sido mais objetiva: "Senhora, estamos fazendo uma pesquisa para a faixa etária tal...) e não, como foi feita, primeiro fazendo as perguntas, depois dizendo que a opinião não interessava. O que me parece é que esses funcionários não são bem orientados, no sentido de respeitar aqueles que não interessam à pesquisa, no caso, os idosos. Daí, contesto essa displicência para com aqueles que não interessam ao Mercado ou qualquer outro Poder. Contesto a falta de ética, a discriminação às vezes tão sutil que parece absolutamente normal.
Abraço e, por favor, deixe o link do seu artigo sobre Preconceito. A propósito, tenho um Ensaio a respeito, publicado em 2003, cujo resumo se encontra aqui mesmo no blog, sob o Marcador ENSAIOS.

Febo Vitoriano disse...

Oi. Pode ser Febo ou Rommel, como preferir.

Sim, agora que explica melhor compreendo e concordo com vc.

O único ensaio que tenho no momento é sobre mercado de trabalho e envolve o tema preconceito...

Mas farei algo também.

Abraços aqui do Ipiranga

Febo Vitoriano disse...

Oi. Sim, agora compreendo o que você diz. Agora, explicando melhor, concordo com vc.

O único artigo atual sopbre o assunto que tenho é sobre mercado de trabalho.

Sim, pode me chamar de Febo ou Rommel

Suzete Carvalho disse...

Olá, Febo. Também sou da região e também "trabalhei" um pouco sobre Direito do Trabalho,mas prefiro escrever em prosa e verso sobre temas abrangentes da experiência humana, o que inclui a questão do Preconceito, do Poder, Inveja, Culpa, Ressentimento, etc.
Obrigada pelas visitas. Abraços ipiranguistas.