segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"En garde"

Ontem, desconsolada por não conseguir resolver uma questão que me parecia importante, lembrei de uma entrevista que havia concedido em outubro de 2004 à Revista Bons Fluidos, para um artigo do jornalista Wilson F.D. Weigl, intitulado “Tente de Novo”, sobre a importância do ‘recomeçar’ quantas vezes necessário for.
Enveredei então Internet a fora (ou ‘a dentro’, se preferirem), buscando resgatar o que eu havia dito e, grata surpresa: de uma Revista Amazônica a um Portal sobre Diabetes, de uma Agência de Viagens a um blog Esotérico, de um site sobre Dança do Ventre a um portal de Futebol, de um site sobre a Intimidade da Mulher a um blog de Auto-ajuda, entre outros, todos citavam algumas de minhas reflexões e/ou as do festejado conferencista e escritor César Romão, bem como da importante pesquisadora geneticista Mayana Zatz.
Comentando o fato com minha amiga-quase-filha Patrícia, recebo (como sempre) uma injeção de ânimo: - “Isso merece uma crônica, não achas?”. Concordo e já me lanço ao computador, quando Dª Nena, que não perde a oportunidade de me ‘chamar às falas’, intervém: “Você parece a tartaruga Touché, sempre pronta a um desafio.”
Para quem não está lembrado, a Touché Turtle era uma engraçada personagem espadachim do programa infantil The New Hanna-Barbera, que estreou em 1962 e fez sucesso por décadas, inclusive entre o público adulto. Seu inesquecível mote era desembainhar a espada e bradar: “Em garde!”. E é no preciso momento em que escrevo isto, que percebo a importância da sugestão de Patrícia e a sutileza da ‘fala’ de minha conselheira.
“Em guarda”. É isso: atualmente, mais que nunca, temos que estar em guarda quanto a tudo que dizemos (ou escrevemos), pois o mundo se interconecta nas asas da Internet e as palavras se tornam pólen a disseminar ideias entre ‘flores’ das mais variadas cores.
Namastê.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sabia que aquilo renderia uma crônica e, como sempre, maravilhosa.
Sua amiga-mais-que-filha, que está sempre tentando novamente,
Patrícia (E, é lógico, Namastê!)

Suzete Carvalho disse...

A cada tentativa você se supera,Patrícia querida. Professora, doutora, escritora,você é fonte de inspiração para tod@s que a conhecem. Obrigada por tudo.
E, claro, Namastê.