sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

G r a t i d ã o

E lá se foi mais um ano cheio de Graça. O Ano da Graça de 2011. Da Graça Divina que nos permitiu sobreviver às intempéries e intemperanças sociais, num mundo em (r)evolução e que ainda, de graça, nos ofereceu privilégios a todos e a cada um dos seres humanos que habitam esta Terra abençoada.
Privilégios que em geral nos passam despercebidos porque nos envolvemos nas agruras do cotidiano sem perceber a aura de poesia e beleza, de amor e alegria que nos circunda e que mantemos etérea, sem permitir que se exteriorize.
Pensando nisso, lembro que uma das gratas surpresas que 2011 me reservou aconteceu em dezembro num Encontro Poético cujo tema é exatamente “Um Pouco de Poesia nas Agruras do Dia a Dia” e que se realiza mensalmente na Associação dos Funcionários Públicos do Estado.
Preparada para homenagear o educador Hosaná Dantas, responsável pelos eventos literários da Associação, percebi que as associadas Ivone e Mary Cecília confabulavam, distribuindo disfarçadamente uma folha de papel que imaginei conter a poesia a ser lida na reunião.
Pois bem, os papéis distribuídos eram Xerox da publicação de novembro desta Coluna e somente me dei conta da homenagem quando a voz pausada e firme de Mary ressoou no recinto anunciando que leria a crônica “As Redes Sociais”, publicada pela Gazeta do Ipiranga naquela edição.
A leitura competente valorizou sobremaneira o que eu havia escrito, emocionando as pessoas presentes, que aplaudiram generosamente. Fui laureada ainda com uma via da publicação, à qual foi aposta uma expressiva mensagem assinada por todos os participantes.
Deixo o registro não apenas como forma de gratidão, mas como evidência de que publicações que se supõe serem simplesmente regionais repercutem muito além da proposta original, pois o mundo nada mais é do que uma grande aldeia. Haja responsabilidade!

Publ. na “Coluna da Suzete”, Gazeta do Ipiranga, 11/01/2012, caderno D, pág. 4.

Nenhum comentário: