sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ipiranga via Bacabal e Rio de Janeiro




Instada pelas provocações de Sonique Mota, uma linda e culta bacabalense, resolvi escrever sobre dois assuntos que dizem muito aos ipiranguistas pelas excelentes opções que a região oferece: cultura e gastronomia. Antes de entrar no tema propriamente dito, é preciso dizer que Bacabal é uma bela cidade maranhense com pouco mais de cem mil habitantes e que descobri Monique por suas inteligentes postagens nas redes sociais.

Pois bem, vou tentar refazer o caminho que me levou a enveredar aqui por esse tema. Dia desses, ao publicar uma crônica em meu Mural no facebook, recebi a “visita” de Sonia Saliba, querida amiga e “Chef” do inefável “Seo Virgulino”, onde nos sentimos como se estivéssemos em nossa própria casa, tal a disponibilidade de Sonia. Aproveitei a oportunidade para homenageá-la, respondendo: “Este é o único prato que sei cozinhar. Quisera que fosse tão gostoso como os que você nos oferece”.

Assim é que, entre vários comentários “deliciosos” à minha crônica, o bato-papo acabou se transformando numa boa “festa gastronômica” onde as letras eram o prato principal, levando Heloísa Campos Freire, uma carioca que também tenho a felicidade de ter como amiga virtual, a lembrar do excelente filme norueguês “A festa de Babette”.

É assim que vejo nosso bairro, como uma grande festa, com suas memoráveis comemorações, seja nos Jardins do Parque da Independência, com destaque para as atividades lítero-musicais do Museu, seja em seus vários clubes e associações, com destaque para o centenário Vovô da Colina, do qual tive a honra de ser Diretora Cultural, ainda que por breve espaço de tempo.

Quanto à gastronomia, faço minhas as palavras da redação da Revista do Ypiranga, na edição de janeiro/fevereiro de 2011, para a qual, aliás, contribui com a crônica “Ora, minha Senhora”: “A variedade de estilos e serviços é enorme e há programas para todos os gostos: para quem gosta de sair em família, para quem prefere curtir o Happy Hour com a galera e também para os casais românticos”.



Pub. no Jornal Gazeta do Ipiranga, Coluna da Suzete, Cad. C-8, em 08/06/2012

Nenhum comentário: