segunda-feira, 22 de abril de 2013


A família do Vovô

 

                                                                         Suzete Carvalho*

 

Envolvidos com as mazelas do cotidiano social, que a mídia insiste em fazer ecoar aos quatro ventos invadindo nossos lares com notícias escabrosas, nem sempre nos damos conta de quanto somos privilegiados por poder escapulir para um ambiente familiar ampliado, de fácil acesso, que oferece espaços de integração para pessoas de todas as idades.

O fato é que, numa simples crônica seria impossível descrever todas as inovações, conquistas, construções e - diga-se a bem da verdade -, dificuldades de toda ordem superadas com galhardia por associados, diretores e funcionários do CAY, de que fui testemunha e, por vezes, partícipe direta ou indiretamente durante os últimos quarenta anos.

Ninguém vive tantas décadas incólume.  As histórias vivenciadas ou assistidas ficam ali, encapsuladas na Memória, à espera de serem libertadas.  Causos que se prezam precisam ser narrados, ganhar mundo, oferecer-se à experiência do outro para que as dores ou alegrias neles contidos possam agregar, na (re)contextualização, algum sentido à vida de quem os lê.

Lembro-me de uma situação especial em que, ao acabar de receber uma notícia triste, que muito me afetou, deparei com uma das mais autênticas expressões de compaixão no olhar de uma funcionária da “Casa”, a quem até hoje tenho como a uma filha. Braços estendidos a me amparar, a jovem revelou com humildade sua empatia, em nome de todos, ao declarar: “Conte conosco”.

Também é fato que nem sempre nos damos conta de que toda essa infra-estrutura e união não seriam possíveis sem o trabalho voluntário dedicado à nossa comunidade -  essa família ypiranguista unida pela amizade e interesses comuns -, por tantos homens e mulheres de garra, que fizeram e fazem a grandeza e respeitabilidade do nosso centenário “Vovô da Colina”.

 

*A autora é patrona da Biblioteca-Centro de Estudos e ex-Diretora Cultural do CAY.  Alguns de seus escritos em prosa e verso podem ser acessados e comentados no blog novaeleusis.blospot.com e na Página NOVA ELEUSIS do facebook.

Publ. in Revista do Ypiranga nº 163, jan/fev/2013, pág. 13.

 

 

 

Nenhum comentário: