sábado, 14 de dezembro de 2013

A Idade Apura a Visão


COLUNA DA SUZETE
                                               A Idade Apura a Visão
                                                                                                                                                   Suzete Carvalho*

Há algumas décadas, ao visitar as Cataratas do Iguaçu, fui tomada de súbita emoção ao imaginá-las como um apelo da Natureza, a jorrar lágrimas torrenciais, premonitórias das (in)consequências da sistemática e desmedida ambição humana que pode levar a verdadeiros cataclismos. Em socorro à tristeza que já me ia invadindo ao escrever essas linhas, literalmente ‘cai em minhas mãos’ o “Poema ao rio Iguaçu” do multifacetado artista Solivan Brugnara (fotógrafo/escultor/poeta) do qual tomo a liberdade de transcrever os dois versos finais: “/mas tua rosa flor branca/abre-se em Foz do Iguaçu”.

Acredito que caiba aqui lembrar que a palavra ‘catarata’ vem do grego katarkaktes (kata, para baixo) e arkattein (golpear forte). Já ‘cataclismo’ vem de kata e klysein, ‘lavar, inundar’, significando grande desastre, convulsão social ou de terreno, inundação.  Minha conselheira Dª Nena, não perde o momento para me chamar às falas: “Pensei que você fosse falar em poesia e você me sai com etimologia? O que, afinal, tudo isso tem a ver com o tema que você elegeu para a crônica?”. 

- “Assim, você me faz perder o encadeamento das ideias”, reclamo, mas por via das dúvidas, vou direto ao ponto, ou seja, tentar entender porque o passar do tempo nos leva a ir perdendo (deixando cair) nossa capacidade de enxergar (‘catarata’, como opacidade da lente do olho). Se o termo ‘queda’ fosse levado ao pé da letra, poderíamos pensar na atração exercida pela Lei da gravidade, mas, claro!, esse não é o caso. Estaria então, nosso corpo (já que não há como separá-lo da mente), tentando ‘não ver’ a dolorosa realidade que, de alguma forma, ajudamos a construir? 

Bom é lembrar, porém, que a catarata (ocular) não somente é reversível, como também que as lentes implantadas nessa cirurgia, ajudam os pacientes a enxergar melhor do que antes da patologia, além de, segundo minha oftalmologista, protegerem contra um eventual avanço de uma outra doença oftalmológica séria: o glaucoma.  Vale dizer que, se ‘encararmos’ o fato de que sempre nos é dada a oportunidade de ‘ver com outros olhos’ a realidade, poderemos utilizar os avanços tecnológicos como alavanca para ‘depurar’ nossa visão de mundo e, como o poeta, vislumbrar a “rosa flor branca” da Paz que se abre à foz desse caudaloso rio que atravessamos.

Enfim, fico pensando que alguns que se acreditam políticos e tentam deformar a realidade que o Brasil atravessa, talvez devessem presentear a si mesmos com uma cirurgia de catarata, aproveitando o período de Natividade para fazer ‘renascer’ (apurar) sua visão e dar Graças por tantas bênçãos recebidas.

*A autora escreve neste espaço toda segunda sexta-feira do mês. 

**A ilustração é de Danilo Marques, cujos trabalhos estão disponíveis na pág. ILUSTRADOR DANILO MARQUES do facebook e no site www.danilomarques.com.br

Publ. in Gazeta do Ipiranga, 13/12/2013, Cad. A-4

 

   

Nenhum comentário: