terça-feira, 22 de julho de 2014

Maria Alice


Maria Alice

 

“Grande amiga, quase irmã 

gostava de codinomes 

chamava-me Suzi Bel 

tratava-a por Mary Mel 

loucura pouca é bobagem 

dizia com muito charme 

mas um dia extrapolou 

e lançou um desafio 

pra testar minha coragem 

propôs um pacto à antiga 

só se não for de sangue 

manguei com a minha amiga 

me encarou falando a sério 

quem de nós morrer primeiro 

dá um jeito de voltar 

e contar todo mistério 

ponto a ponto por inteiro 

dessa passagem secreta 

e qual será nosso código 

perguntei de brincadeira 

prontamente respondeu 

proponho um puxão na perna 

ou uma boa gargalhada.

 

Como sói acontecer 

o tempo se encarregou 

de afastar nossos caminhos 

mas um dia a encontrei 

e perguntei se lembrava 

do nosso trato maluco 

Alia jacta est 

 não tem como sair dessa 

foi o que me respondeu 

o pacto está selado  

pra confirmar brindaremos

com um gole deste suco 

de uva a lembrar o sangue

rimos e nos abraçamos  

novo encontro combinamos 

mas por obra do destino 

mão mais nos reencontramos.

Eis, porém, que certo dia 

não muito tempo depois

o telefone tocou... 

tive um doloroso impacto 

um mal súbito a levara 

alguém me comunicou 

sequer me lembrei do pacto 

e o  tempo foi passando 

a vida continuando 

a memória se esgarçando  

até que ontem, do nada 

me bateu uma saudade...

e eis senão que de repente 

um arrepio me percorreu 

 tive a nítida impressão  

de ouvir sua risada 

debochada, escancarada.

Seria imaginação?   

Na dúvida, fico alerta 

de alma e de mente aberta 

a qualquer revelação 

e aqui me comprometo 

a transmitir  aos leitores 

toda e qualquer descoberta.

Pacta  sunt servanda!”

 

sc/22/07/2014

 

 

 

6 comentários:

Anônimo disse...

Querida, em razão do nosso mútuo sumiço, fez-me bem ler esta amizade tão linda entre vocês duas... Muito obrigada, pois o texto me deu esperança, humor e a certeza de quem ama sempre dá um jeito de encontrar o seu amado, esteja ele em onde for... Graças e saudades. Beijos. Eugênia.

Suzete Carvalho disse...

Eugênia querida, como você tem cadeira cativa no meu coração, eu a 'encontro' diariamente, apesar de nosso mútuo sumiço... Obrigada sempre, pelas visitas ao blog, pelo carinho, pela amizade tão imorredoura quanto a que poetizei! Beijos saudosos!

Suzete Carvalho disse...

Em tempo: Ligeiramente adaptado ao tema, o poema fará parte da Antologia "Cumplicidade de Movimentos" a ser lançada em dezembro pela Editora Scortecci

Suzete Carvalho disse...

Em tempo: Ligeiramente adaptado ao tema, o poema fará parte da Antologia "Cumplicidade de Movimentos" a ser lançada em dezembro pela Editora Scortecci

Anônimo disse...

Querida, bom saber disso então... E que a Antologia colha as bênçãos merecidas quando for lançada. Estarei esperando! Beijos e boa semana! Eugênia.

Suzete Carvalho disse...

Olá, Eugênia. Bem-vindos retornos seus a m/ blog! A Antologia será lançada dia 20 de setembro em Portugal. Antes disso, m/livro "O Olhar da Caprichosa-A Arte de Lidar com inveja, preconceito e fenômenos afins" será lançado em São Paulo. Assim que o Convite chegar, postarei por aqui, mas, também,(claro!) encaminharei um a você... Beijos e bom fim de semana!